Sinta-se completamente envolvido

por uma luz protetora, procedente

 de fontes mais altas...

 

  VOLTAR

 

Você está na página

Orando pela Terra

 

Aspectos científicos da prece 

Nem todos sabemos orar de forma a que a nossa prece se eleve em busca das forças mais altas do universo.

Quem muito bem explica essa questão é o conceituado escritor Torres Pastorino, no livro Técnica da Mediunidade, que esclarece, sob a luz da física, do magnetismo e da biologia, como os fenômenos de comunicação entre a dimensão material e a espiritual acontecem, manifestando-se através de vibrações e ondas. Vejamos: 

 “As vibrações, as ondas, as correntes utilizadas na mediunidade são as ondas e correntes de pensamento. Quanto mais fortes e elevados os pensamentos, maior a frequência vibratória e menor o comprimento de onda. E vice-versa.

O que eleva a frequência vibratória do pensamento é o amor desinteressado; abaixa as vibrações tudo que seja contrário ao amor: raiva, ressentimento, mágoa, tristeza, indiferença, egoísmo, vaidade, enfim qualquer coisa que exprime separação e isolamento.

Em física estudamos as ONDAS AMORTECIDAS, assim chamadas porque atingem rapidamente um valor máximo de amplitude, mas também rapidamente decrescem, não se firmando em determinado setor vibratório. São produzidas por aparelhos de ‘centelha’, que intermitentemente despedem fagulhas, chispas, centelhas, mas não executam uma emissão regular e fixa em determinada faixa. Produzem efeito de ‘ruídos’.

No cérebro, ondas amortecidas são as produzidas por cérebros não acostumados à elevação, mas que, em momentos de aflição, proferem preces fervorosas.

A onda se eleva rapidamente, mas também decresce logo a seguir, pois não tem condição para manter-se constantemente em nível elevado, por não estarem a ele habituados. São pessoas que, geralmente, se queixam de que ‘suas preces não são atendidas’. De fato, produzem ‘ruído’, mas não conseguem sustentar-se em alto nível, não atingindo, pois, o objetivo buscado.

(...) Ondas longas são todas as superiores a 600 metros de comprimento. Caminham ao longo da superfície terrestre e têm pequeno alcance. Ondas médias são as de comprimento entre 150 e 600 metros. Caminham em parte ao longo da superfície, mas também se projetam para as camadas superiores da atmosfera. Têm alcance maior que as anteriores, embora não muito grande. Ondas curtas são as que variam entre 1,0 e 150 metros. Rumam para a atmosfera superior e são captadas de ‘ricochete’. Têm alcance muito grande, podendo ser captadas facilmente até nos antípodas. Ondas ultracurtas são todas as que forem menores que 10 metros. Muito maior alcance e força, ecoando nas camadas superiores da atmosfera.

Tudo isso nos faz compreender a necessidade absoluta de mantermos a mente em ‘ondas’ curtas, isto é, com pensamentos elevados, para que as nossas preces e emissões possam atingir os espíritos que se encontram nas altas camadas.

As ondas longas, de pensamentos terrenos e baixos, circulam apenas pela superfície da Terra, atingindo somente os sofredores e involuídos, ou as próprias criaturas terrenas. Qualquer pensamento de tristeza, de ressentimento ou de crítica abaixa as vibrações, não deixando que nossas preces cheguem ao alvo desejado.

A prece não pode, científica e matematicamente, atingir os planos que desejamos, quando estamos ‘dessintonizados’.”

OBS. Esse livro Técnica da Mediunidade não é mais editado há muito tempo, mas pode ser “baixado” gratuitamente na Internet.

 

A oração nos predispõe à paz,

ao amor, e abre canais para o "Mais Alto", permitindo que sejamos invadidos por júbilos indefiníveis.

Também mobiliza o auxílio que solicitamos,

 desde que tenhamos merecimento e não haja impedimentos cármicos.

Diante da importância da oração e ante o momento crítico da humanidade e do nosso planeta que ora vivenciamos, o que nos cabe fazer? Certamente, orar e vibrar pela Terra.

Procuremos, então, orar e vibrar pela Terra sempre que lembrarmos, seja a que hora for, seja onde for.

As orações-vibrações são tão importantes para o planeta quanto para quem as faz porque relaxam, acalmam, harmonizam os ritmos internos, mudam estados de espírito, tornando-nos mais fraternos e mais confiantes, de bem com a vida.

Aproveitemos as horas vazias, quando no engarrafamento do trânsito, ao tomar banho, nos intervalos comerciais da tevê, ou qualquer outro, para orar ou simplesmente vibrar pela Terra.

Sugerimos aos grupos espiritualistas que orem sempre pelo nosso planeta e pela humanidade, no início ou no encerramento das reuniões. Essa é uma força vibratória de que a humanidade deste período de transição está muito necessitada.

Para facilitar, apresentamos a seguir algumas das orações-vibrações no formato de visualizações e mentalizações, que fazem parte do programa Orando pela Terra, e ao final de cada uma um link para a mesma oração gravada em ÁUDIO.

 

 

 

ORAÇÕES PELA TERRA

 

 

Orando com o Mestre 

 

Mentalize em torno de si um campo de energia luminosa cheia de vitalidade e da pura alegria da natureza.

Relaxe.

Inspire esse ar luminoso, carregado de energia e de alegria. Visualize essa onda de força luminosa penetrando em seu corpo, espalhando-se por ele.

Pare o seu pensamento. Não pense. Use a mente apenas para enviar ondas de bem-estar para todo o seu ser.

Imagine que se encontra no campo, na hora do crepúsculo...

Observe como as nuvens se tingem de rosa e dourado e as flores exalam suave perfume.

Você olha o céu, as nuvens tingidas de rosa e dourado, e começa a sentir uma saudade imensa de algo que não consegue definir.

Olha em torno e percebe que uma luz diferente clareia a paisagem.

Vibrações de paz profunda aquietam os pássaros nos galhos do arvoredo e uma brisa muito suave anuncia a chegada de alguém.

De algum ponto do infinito o Mestre vem caminhando em sua direção. Seu passo é calmo e o semblante belo e sereno.

Aproxima-se mais. Seu olhar irradia afeto, amor profundo, e você se sente envolvido nessas vibrações.

Em seu coração todas as mágoas desaparecem, todos os sentimentos pesados, as tristezas e preocupações desaparecem.

Em suas emoções só há confiança, amor e alegria.

Alguém surge a seu lado. Você olha e vê que é um dos companheiros desta Rede de Orações.

E vai chegando mais um, mais outro, e logo você percebe que todos nós, desta Rede, estamos juntos, diante do Mestre.

Ele olha para todos nós com imenso afeto. Em seu olhar não existem perguntas, nem censuras, apenas carinho, amor profundo.

Aproxima-se mais um pouco. Dos Seus olhos e do Seu coração partem poderosas vibrações de amor e harmonia, envolvendo todo o grupo.

Num convite silencioso o Mestre nos pede para vibrarmos junto com Ele pelo nosso planeta.

E percebemos então que podemos ver a Terra em sua peregrinação pelo espaço, a sua grandiosa beleza... mares, florestas, montanhas, aldeias e cidades...

Juntamos então nossa vibração à do Mestre:

- Senhor da Vida Pai/Mãe/Criador de tudo que há, pedimos que abençoes nossa nave cósmica... Que protejas a Terra de nós mesmos. Ajuda a humanidade a se tornar mais fraterna, mais ética, mais justa e pacífica... Ajuda o ser humano a compreender que deve respeitar o chão onde pisa, o ar que respira, a água que bebe, enfim, a natureza da qual faz parte.

- Pedimos também alívio para os que estão sofrendo neste momento. Dá a todos eles esperança... Dá-lhes novas energias para continuarem a caminhada terrena, em busca de evolução.

- Envolva a Terra em vibrações de Amor, de Paz e de Alegria pura, para que a natureza possa se recuperar dos danos causados por nós, seres humanos...

- Abença a natureza... na terra... nas águas... na atmosfera terrena, para que ela continue a ser a mãe pródiga e generosa para todos os seus filhos.

 

O Mestre estende suas mãos abarcando toda a extensão do nosso planeta... derramando sobre ele energias puras, vibrantes de amor e de paz.

Vamos retornar tranquilamente ao nosso mundo exterior, mas guardando na alma toda essa luz, esse amor, essa paz que nos envolve... e peçamos ainda:

Guarda-nos, ó Mestre, na tua luz.

 

Para OUVIR esta oração, clique AQUI

 

 

Pelas vítimas de catástrofes

 

Respire fundo algumas vezes, procurando relaxar.

Mentalize em torno de si um campo de energia luminosa cheia de vitalidade e da pura alegria da natureza.

Inspire esse ar luminoso, carregado de energia e de alegria. Visualize essa onda de força luminosa penetrando em seu corpo, espalhando-se por ele.

Não pense. Apenas sinta um estado de calma, de profunda paz.

Imagine que se encontra à beira de um lago, na hora do crepúsculo...

Observe as águas límpidas e serenas, refletindo a natureza em torno e o azul do céu.

Sinta toda a tranqüilidade desse lugar.

Imagine que os companheiros deste grupo de orações também vão chegando e se aproximando de você.

Agora que estamos todos juntos, respirando esta paz, esta energia pura, esta tranqüilidade que a natureza nos oferece, vamos mentalizar as faixas mais altas da Vida e dizer mentalmente:

“Pedimos às Forças Cósmicas do Amor para amparar e ajudar todas as pessoas que estão sofrendo neste momento por causa de catástrofes, tais como terremotos, tsunamis, estiagens, enchentes, temporais... Pessoas que perderam entes queridos... Que perderam suas casas e se encontram ao desabrigo ou em situações de sofrimento...

Amparai-as em nome do amor, dando-lhes alívio e novas esperanças para suas vidas.

Que as forças do bem possam amparar todos os seres humanos que se encontram enfermos... os que estão com fome e não tem o que comer... os que estão desabrigados ou passando qualquer tipo de necessidades...

Que as forças superiores do bem amparem todas as crianças da Terra, dando-lhes o necessário para viver com dignidade, conduzindo seus passos em direção ao bem e dando-lhes oportunidades de crescimento como seres humanos...

Que as forças do Bem conduzam nossa humanidade por caminhos de paz e de fraternidade, protegendo a natureza e a vida, em todas as suas expressões.

Que essas mesmas forças também amparem a todos nós, desta rede de orações, iluminando nossas mentes e tornando-nos mais fraternos... com paz e contentamento em nossos corações.

Guarda-nos Senhor dos Mundos em tua luz.

 

Para OUVIR esta oração, clique AQUI

 

 

Pelas religiões

 

Fique numa posição bem confortável.

Procure desenvolver um estado de afetividade e de paz interior...  Relaxe...

Mentalize em torno de si um campo de energia luminosa cheia de vitalidade e de alegria.

Faça algumas respirações profundas, lembrando que é o abdômen que deve inflar e se contrair nos movimentos respiratórios e não o tórax.

Ao inspirar, visualize esse ar luminoso, carregado de energia e de alegria, penetrando em seu corpo, espalhando-se por ele.

Não pense... apenas sinta um estado de calma, de profunda paz...

 

Imagine que estamos no topo de uma alta montanha.

Ao longe o mar, sob o horizonte luminoso do por do sol. Mais perto a paisagem recortada por rios, montanhas e vales, aldeias e cidades.

Aqui se sente a profunda paz das alturas, as caricias da brisa ao longo do corpo, a presença grandiosa da natureza.

Algumas estrelas mais luminosas começam a pontilhar o céu, como se Deus estivesse dizendo aos homens: paz na terra aos corações de boa vontade.

Lembramos então que ao redor de toda a Terra há milhares de pessoas que trabalham pela paz, pela fraternidade. São pessoas que acreditam no amor.

Muitos também trabalham pelo bem, por acreditarem em Deus, nessa Força superior que a tudo comanda com justiça e amor.

Não importa o nome das suas religiões, nem os seus conceitos de fé. São irmãos que trabalham por amor, pelo bem, pela fraternidade.

E aqui neste lugar, ante o altar da natureza, vamos erguer nosso pensamento em oração.

- Pai de toda a Vida, Criador de tudo que há, abençoa todas as religiões da Terra, aquelas que buscam servir-Te, servindo ao próximo em nome do amor. Dá a seus seguidores cada vez mais confiança em Ti, na Tua Justiça, assentada sempre na sabedoria e na misericórdia.

Pedimos também pelos muitos líderes, religiosos ou não, que vêm batalhando por um mundo melhor, mais pacífico, mais justo e fraterno.

Fortaleça seus nobres ideais e não permitas que o desanimo os tome de assalto, ante as tantas dificuldades que encontram. Aumenta sua confiança no Bem, na força do Amor, na necessidade de Paz.

Que essa mesma paz, confiança e amor estejam sempre presentes também em nossos corações.

Guarda em Tua luz ô Pai, todos aqueles que vivenciam a paz e a fraternidade

Procuremos continuar sentindo esses sentimentos tão bons que são o amor, a confiança e a paz.

 

Para OUVIR esta oração, clique AQUI

 

 

Nave espacial

 

Fique numa posição bem confortável.

Procure desenvolver um estado de afetividade e de paz interior...  Relaxe...

Mentalize em torno de si um campo de energia luminosa cheia de vitalidade e de alegria.

Faça algumas respirações profundas, lembrando que é o abdômen que deve inflar e se contrair nos movimentos respiratórios e não o tórax.

Ao inspirar, visualize esse ar luminoso, carregado de energia e de alegria, penetrando em seu corpo, espalhando-se por ele.

Não pense... apenas sinta um estado de calma, de profunda paz...

Relaxe.

Pense em alguém a quem você ama com muita ternura... Desenvolva esse sentimento, ampliando-o, envolvendo todo o seu entorno nessa emoção tão boa...

Agora que estamos com nossas emoções vibrando no amor, vamos imaginar que estamos numa nave espacial estacionada a grande altura, de onde vemos a Terra girando lindamente no espaço.

Olhemos para o nosso planeta com muito amor, como se o estivéssemos abraçando com muito carinho. Afinal, trata-se da nossa casa cósmica...

Pensemos nas belezas da natureza... Nas matas verdes... Nos oceanos azuis... Nas cordilheiras geladas... Nas terras férteis onde são plantados os alimentos que nutrem os seres humanos e muitos animais.

Pensemos com amor na humanidade terrena e elevemos nosso pensamento ao Senhor da Vida, para dizer:

*Senhor da Vida e do Universo, neste momento ligamos nossos pensamentos a Ti, pedindo Teu amparo para o nosso planeta.

Que o Teu amor envolva a Terra, abençoando e protegendo a natureza... na terra, nas águas e em toda a atmosfera terrena. 

Que o Teu amor e a Tua paz envolvam toda a humanidade terrena, vibrando amor em todos os corações, pacificando, predispondo ao bem, á honestidade, à paz, ao respeito pela natureza, pelas pessoas, pelos animais...

Que a Tua luz ilumine todas as consciências na Terra, induzindo as pessoas a se guiarem por Tuas leis, para que os sofrimentos tenham fim, e a felicidade e o bem-estar possam ficar ao alcance de todos.

Que as Tuas leis se tornem cada vez mais claras nas consciências de todos nós que nos irmanamos nestas orações pela Terra, dando sempre um norte seguro e benéfico ao nosso jornadear...

Te agradecemos Senhor da Vida e pedimos mais uma vez a Tua proteção, amparo e ajuda ao nosso planeta Terra e a toda a humanidade.

Paz, harmonia, afeto e contentamento nos nossos corações.”

 

Procuremos continuar sentindo esses sentimentos tão bons que são o amor e a paz.

 

Para OUVIR esta oração, clique AQUI

 

 

 

No campo

 

Fique numa posição bem confortável.

Procure desenvolver um estado de amorosidade e de paz interior...  Relaxe...

Mentalize em torno de si um campo de energia luminosa cheia de vitalidade e de alegria.

Faça algumas respirações profundas, lembrando que é o abdômen que deve inflar e se contrair nos movimentos respiratórios e não o tórax.

Ao inspirar, visualize esse ar luminoso, carregado de energia e de alegria, penetrando em seu corpo, espalhando-se por ele.

Não pense... apenas sinta um estado de calma, de profunda paz...

 

Imagine que se encontra no campo...  Há arbustos floridos ao seu redor...

Olhando para cima, você vê o céu, muito azul, com algumas nuvenzinhas levadas suavemente pela brisa...

Você vê flores e nuvens... As flores nos falam em alegria e amor... Sua vibração nos transmite ternura e contentamento.

As nuvens, passando, indicam que há céu, há luz, há vida que esplende em outras infinitas dimensões...

Ligue sua alma, sua mente, seu espírito nessa luz... e repita comigo as seguintes palavras procurando senti-las em toda a sua profundidade:

“Da mente divina, luz infinita, flua luz para a minha mente...

Que a minha mente se ilumine e se enobreça nessa luz...

Que essa luz divina percorra todo o meu ser, para que eu vibre na paz e na harmonia...

A saúde e o bem-estar estejam presentes em todos os meus órgãos, em cada célula do meu corpo...

 

Do coração do universo, fonte infinita e eterna do amor, flua amor para o meu coração...

Que meus sentimentos se engrandeçam nesse afeto de Deus, nesse afeto que vibra em todo o universo, dando a tudo e a todos, razões para existir...

Que esse afeto divino se estenda por sobre a Terra, envolvendo todos os ambientes humanos... irradiando amor para todas as pessoas, para que tornem mais fraternas, mais solidárias, mais honestas, mais justas...

Que esse amor infinito envolva todas as pessoas que estão sofrendo na Terra, seja por enfermidades, limitações, solidão ou situações angustiantes, dando-lhes alívio, esperança e maior aproximação com Deus.

Que o afeto divino se estenda sobre todas as crianças da Terra... Que elas possam receber sempre o necessário às suas vidas e evolução, além de afeto e de orientação para o bem.

Que a luz divina ilumine as mentes e corações de todas as pessoas que mergulham nos vícios. Que elas possam perceber o abismo em que estão caindo e sintam necessidade de buscar ajuda.”

Procuremos continuar sentindo esses sentimentos tão bons que são o amor e a paz.

 

Para OUVIR esta oração, clique AQUI

 

 

 

Forças Cósmicas do Amor

 

Fique numa posição bem confortável.

Procure desenvolver um estado de amorosidade e de paz interior.

Relaxe...

Mentalize em torno de si um campo de energia luminosa cheia de vitalidade e de alegria.

Faça algumas respirações profundas, lembrando que é o abdômen que deve inflar e se contrair nos movimentos respiratórios e não o tórax.

Ao inspirar, visualize esse ar luminoso, carregado de energia e de alegria, penetrando em seu corpo, espalhando-se por ele.

Não pense... apenas sinta um estado de calma, de profunda paz...

Desenvolva um sentimento de amorosidade.

Sinta amor por si mesmo... Pelo seu corpo... Sua mente... Seu espírito.

Sinta amor pelo ambiente onde se encontra, e por todo o seu entorno...

Pense com amor na sua cidade... No seu país... Ame o nosso planeta Terra, tão belo, tão maternal.

 

Agora que estamos com nossos sentimentos vibrando em amor, vamos elevar nosso pensamento ao Senhor da Vida, e dizer:

 

*Senhor da Vida e do Universo, neste momento ligamos nossos pensamentos a Ti, pedindo às Forças Universais do Bem, do Amor e da Paz para envolverem o nosso planeta em toda a sua extensão.

Que essa energia sublimada proteja e abençoe a natureza na terra, nas águas e em toda a atmosfera terrena, protegendo, vivificando. 

Que as forças Universais do Bem, do Amor e da Paz envolvam toda a humanidade terrena, vibrando amor em todos os corações, pacificando e predispondo à afetividade, ao perdão, ao respeito pelos outros, por suas vidas, por seus direitos, levando as pessoas a se tornarem mais afetuosas, mais solidárias, mais justas e pacíficas.

Que as forças Universais do Bem, do Amor e da Paz se estabeleçam nas mentes e nos corações de todos nós que nos irmanamos nestas orações pela Terra, dando sempre um norte seguro e benéfico ao nosso jornadear... protegendo, conduzindo, iluminando.

Te agradecemos Senhor da Vida e pedimos mais uma vez a Tua proteção, amparo e ajuda ao nosso planeta Terra e a toda a humanidade.

Paz, harmonia, afeto e contentamento nos nossos corações.”

 

Procuremos continuar sentindo esses sentimentos tão bons que são o amor e a paz.

 

Para OUVIR esta oração, clique AQUI

 

 

 

Sobre a montanha

 

Se você está estressado (a), cansado (a) ou desarmonizado (a), respire fundo algumas vezes, procurando relaxar...

Não pense, apenas sinta um estado de calma, de profunda paz.

Imagine que se encontra no topo de uma alta montanha, na hora do amanhecer.

Todos os companheiros desta Rede de Orações vão se aproximando de você.

Ao longe, no horizonte, o sol começa a surgir com todo o seu esplendor, iluminando vales e montanhas, despertando a vida...

Vamos então, todos juntos, mentalizar os raios desse sol nascente iluminando nossos corpos, enchendo nossos corações com paz e com amor.

Mentalizemos essa paz e esse amor se estendendo sobre a Terra, envolvendo toda a humanidade em paz e em sentimentos de amor.

Mentalizemos todas as pessoas que vivem na Terra recebendo agora nossas vibrações de amor e de paz.

Elevemos nosso pensamento ao Criador de todas as coisas, e dizer:

 

Senhor da Vida, Pai/Mãe/Criador de tudo que há. Estamos todos reunidos aqui, diante do sol que surge no horizonte, para pedir a sua benção para o nosso planeta.

Proteja a Terra de nós mesmos; ajuda a humanidade a se tornar mais fraterna, mais ética, mais justa e pacífica...

Ajuda o ser humano a compreender que deve respeitar o chão onde pisa, o ar que respira, a água que bebe, enfim, a natureza da qual faz parte.

Ampara a todos que estão sofrendo... Dá alívio aos enfermos, calma e esperança aos que estão aflitos... e coloca as sementes do perdão nos corações injustiçados. Dá também o alimento a quem está com fome, o teto a quem se encontra ao desabrigo e faz nascer a fé e a confiança em todos os corações.

Ajuda, Senhor da Vida, o nosso planeta Terra em sua transição para mundo de regeneração... e auxilia a nós outros a colaborarmos também com essa transição, em tudo que nos for possível...

Ampara a natureza... na terra... nas águas e em toda a atmosfera terrena a fim de que ela possa se recuperar dos tantos danos causados por nós, seres humanos... e continue a ser a mãe pródiga e generosa para com todos os seus filhos.

Pedimos também pelo nosso país... Ajuda o povo brasileiro a desenvolver mais honestidade, mais justiça social, mais fraternidade...

Ilumina as mentes e os corações daqueles que dirigem esta nação, para que possam dirigi-la melhor.

Finalmente, Senhor, queremos agradecer por esta oportunidade de orar, e por tudo que temos recebido, porque tudo são lições para o nosso espírito.

Guarda-nos, Senhor da Vida em tua luz.

 

Para OUVIR esta oração, clique AQUI

 

 

Sementinhas de luz

 

Imagine que estamos no campo, em meio à natureza.

Procure desenvolver um estado de afetividade e de paz interior...  Relaxe...

Mentalize em torno de si um campo de energia luminosa cheio de vitalidade e de alegria.

Faça algumas respirações profundas, lembrando que é o abdômen que deve inflar e contrair nos movimentos respiratórios e não o tórax.

Ao inspirar, visualize esse ar luminoso, carregado de energia e de alegria, penetrando em seu corpo, espalhando-se por ele.

Não pense... Apenas sinta um estado de calma, de profunda paz...

Relaxe.

 

Elevemos nosso pensamento ao Alto, e digamos mentalmente, procurando visualizar e sentir o que dizemos, com toda intensidade:

Pedimos às Forças Universais do Bem para nos envolverem e a toda a humanidade, conduzindo-nos por caminhos retos. Que elas nos protejam, florindo todos os lares, harmonizando, e infundindo amor em todos os corações.

Que as Forças Universais da Justiça orientem os seres humanos, a fim de que justiça se estabeleça na Terra, em toda a sua extensão.

Pedimos às Forças Cósmicas da Paz e da Luz para se refletirem sobre o nosso planeta, vibrando nos corações e nas mentes de todas as pessoas, pacificando... iluminando... guiando a humanidade pelos caminhos da paz e do bem.

Pedimos às Forças Cósmicas do Amor para se manifestarem na terra, vibrando nos sentimentos das pessoas, tornado-as melhores, mais fraternas e mais solidárias.

Que esse sentimento divinal se transforme em sementinhas de luz nos corações de todos, crescendo e se desenvolvendo em fraternidade e em paz, ajudando nossa humanidade nesta difícil transição para um mundo melhor.

Guarda-nos, oh Criador, e a humanidade inteira, na Tua luz.

 

Para OUVIR esta oração, clique AQUI

 

 

Voltar ao topo da página